4 erros na gestão financeira que prejudicam sua empresa

Toda empresa se preocupa em crescer e aumentar o faturamento. As equipes de vendas e marketing, normalmente, são os principais responsáveis por atingir essa meta. Porém, existem outros setores que podem influenciar nesses números, tanto de forma positiva, quanto negativa. A área que realiza a gestão financeira é uma delas. Afinal, esses gestores possuem todas as informações que indicam a saúde do negócio e a abertura para investimentos, por exemplo. Eles serão responsáveis por avaliar todas as atividades vinculadas ao controle de recursos. E, com certeza, essa é uma tarefa mais do que importante.

Conheça os 4 erros comuns na gestão financeira:

1. Negligenciar o controle de fluxo de caixa


Como saber se o negócio está indo bem financeiramente? A resposta é o fluxo de caixa. Assim, além de entender a situação geral da companhia, também é possível utilizar as informações de forma estratégica para a tomada de futuras decisões. 
A equipe deve fazer o controle diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou até mensalmente. Tudo depende do volume financeiro. O mais importante aqui é entender que ele é uma das ferramentas mais básicas e jamais deve ser deixado de lado. 

2. Acompanhamento ineficaz dos resultados


Agora, mais do que registrar as informações, é preciso analisá-las. É necessário verificar se todas as ações realizadas foram positivas, e entender se o planejamento elaborado está funcionando. Somente uma avaliação responderá. Não acompanhar os resultados é um erro crucial, que, inclusive, pode levar ao fechamento de um negócio.

3. Gestão financeira com falha na análise de crédito


Um dos principais erros que fazem elevar o número de clientes inadimplentes é a falha n análise de crédito. Quando esse processo é realizado de forma errônea, a empresa vende para pessoas que não tem um bom histórico, ou seja, que já possuem tendência a atrasos. Para minimizar essa situação, é possível apostar em algumas estratégias, como estipular limites de crédito e verificar a fundo o perfil de compra do cliente. 

4. Ausência de uma assessoria de cobrança terceirizada


É comum vermos um profissional da área financeira, ou até mesmo de outro setor, realizando a cobrança de devedores. Essa prática é prejudicial ao colaborador, que não consegue resolver suas demandas e, também, a empresa, que continua sem uma recuperação efetiva. 
Sendo assim, a contratação de uma empresa especializada em cobrança é essencial. Com uma parceira de qualidade, você consegue manter o foco da sua equipe no que realmente importa para fazer o seu negócio crescer, e a cobrança dos devedores fica com quem entende do assunto. Sem contar que são utilizadas diversas tecnologias para resolver a situação visando uma resolução positiva para o credor e cliente.

Que tal dar o primeiro passo em busca de uma gestão financeira assertiva? Fale com a debitto e entenda como podemos ajudar a diminuir a inadimplência do seu negócio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s