Como cobrar mensalidades de aluno em atraso

Em meio à pandemia a taxa de inadimplência em escolas e faculdades aumentou em mais de 70%. Por isso, conhecer as técnicas e as melhores formas de realizar a cobrança, é primordial para manter a saúde financeira da sua instituição

Confira as 5 melhores dicas de como cobrar o seu aluno:                       

  1. Não demore para começar a cobrança

Algumas empresas ficam desconfortáveis em acionar os seus alunos devedores, e acabam demorando para começar a cobrar. A cobrança não pode ser iniciada de forma tardia, pois assim fica ainda mais difícil de receber os pagamentos dos débitos.

  • Utilize canais de comunicação eficientes

Telefonemas e e-mails não são mais suficientes. A forma de se comunicar mudou, e até mesmo na hora de realizar a cobrança dos alunos, a instituição precisa se atualizar e mudar a maneira de como entra em contato com seus devedores. Siga alguns exemplos: envie notificação por SMS, mensagem no WhatsApp, alertas no portal estudantil, e e-mail automático.

  • Faça negociações humanizadas

Cada família possui uma realidade diferente e, certamente, é possível que algumas dívidas estejam acontecendo por causa de alguns momentos de instabilidade, que podem sempre existir. Os atendentes responsáveis ​​pelas negociações estão falando em nome da instituição e, por isso, devem demonstrar empatia diante de qualquer situação difícil.

  • Facilite as formas de pagamento

Existem situações em que a negociação para o pagamento se torna extremamente difícil e longa de solucionar. Uma alternativa para resolver de forma eficaz, é oferecer facilidades para que o responsável possa efetuar o pagamento, como por exemplo parcelamento da dívida e alguns descontos.

  • Tenha um departamento de cobranças

É importante separar e treinar uma equipe somente para essa tarefa, pois ela demanda bastante tempo e esforço. Optar por uma empresa terceirizada especialista para esse trabalho, é a melhor opção, já que elas contam com tecnologias e uma equipe totalmente capacitada para essa difícil tarefa.

Precisa de soluções para a sua instituição de ensino?

A debitto pode ser uma ótima parceira, para recuperar todos os seus títulos em atraso! A empresa conta com tecnologias capazes de facilitar o processo de cobranças, e recuperar de forma mais rápida os débitos dos alunos inadimplentes. Acesse: www.debitto.com.br, para saber mais.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s