Cuidados ao cobrar seu cliente

Se você está sofrendo com as consequências dos atrasos de pagamento, confira neste artigo alguns cuidados que você precisa ter para não comprometer sua estratégia de cobrança

Cobrar seus devedores é totalmente normal, e não deve ser motivo de constrangimento para nenhuma das partes. Por isso, é necessário atenção e cuidado ao acionar seus consumidores. Entrar em contato em tom arrogante ou colocar medo no seu cliente, não é nada inteligente. Pode até ser que ele pague o débito por se sentir pressionado, mas nunca mais irá querer voltar para sua empresa.

Existem técnicas de cobrança que precisam ser seguidas para atingir melhores resultados. Confira quais cuidados você deve ter ao acionar seu devedor:

  • Seja gentil ao fazer a cobrança

Ao entrar em contato com um cliente, é importante ser atencioso, gentil e educado. Procure conversar com ele em um tom agradável, e mostre que você deseja iniciar a negociação de forma amigável, sem transtornos para nenhuma das partes.

  • Entenda o motivo do atraso de pagamento

Converse com seu consumidor, e tente entender a causa do atraso. É importante que você mostre para seu cliente que você não está só cobrando, mas também ajudando na solução do problema. Às vezes, o que levou o não pagamento do cliente, pode ser insatisfação com os serviços ou produtos com defeitos. É uma maneira de receber um feedback do seu cliente.                                                                                                                        

  • Saiba negociar

Procure saber como está a situação do cliente antes de iniciar a negociação. Tente sempre receber o máximo possível dentro do menor prazo. E se possível, tente facilitar as formas de pagamento, oferecendo mais meios de quitação da dívida. Você pode, por exemplo, enviar os boletos bancários por e-mail, aceitar cartões de crédito de mais bandeiras, promover o pagamento em débito e em cheque.

  • Treine a equipe

Para conseguir colocar todas essas dicas em pratica, é importante separar profissionais e treinar a equipe para essa tarefa. Esses funcionários precisam saber até mesmo o Código de Defesa do Consumidor. Isso evitará possíveis problemas com a justiça, pois o CDC proíbe abordagens com excesso de cobranças e ameaças. Através disso, o seu colaborador saberá como a empresa poderá trabalhar sem perder.

Como nós vimos, a cobrança precisa ser realizada seguindo alguns cuidados. Caso precise de ajuda de uma empresa especializada nesse serviço, acesse: www.debitto.com.br.

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