
A inadimplência é um dos motivos para as empresas fecharem as portas. De acordo com o estudo Demográfico das Empresas, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 60% das empresas fecham as portas cinco anos após serem registradas.
Existem diversos motivos que levam a esse cenário. Entre eles são baixos lucros, alto endividamento, baixo nível de gestão empresarial, e claro, a inadimplência de clientes.
Uma a cada dez PMEs (Pequenas e Médias Empresas) declara ter taxa de inadimplência superior a 10%, mostra a pesquisa realizada pelo SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).
A falta de pagamento não só atrapalha o dia a dia do seu negócio, como também, pode levá-lo a falência. Por isso, criamos este artigo para auxilia-lo a diminuir a inadimplência dos seus clientes.
Confira as dicas para aplicar em sua empresa:
- Emita nota fiscal
Nunca se esqueça, ou deixe de emitir a nota fiscal, mesmo se o cliente solicitar outro tipo de acordo e peça que você não emita. A presença das notas fiscais é essencial para assegurar os recebimentos posteriores. Principalmente, se for necessário acionar uma ação judicial por conta da inadimplência.
Além de evitar o crime de sonegação fiscal e todas as complicações que isso pode trazer para a sua empresa.
- Procure comunicar o seu cliente antes do vencimento
Quando estiver perto da data do vencimento é importante ir lembrando o cliente. Assim, ele não esquecerá da data correta de pagamento e também poderá organizar seu orçamento. Aproveite e utilize esses contatos também para aproximar o consumidor cada vez mais do seu negócio.
- Tenha um bom relacionamento com o cliente
É preciso manter um bom relacionamento com o cliente. Além de aproxima-lo cada vez mais da sua empresa, também será muito mais fácil na recuperação da inadimplência, já que vocês terão uma comunicação clara e amigável.
- Esteja aberto a negociações
É importante saber negociar com o cliente, e mostrar que sua empresa compreende a situação dele e está disposta a facilitar o pagamento para que ele consiga acertar o débito dentro de suas possibilidades.
- Conte com profissionais qualificados
Para a abordagem ser mais eficiente e assertiva, é necessário que a equipe seja treinada e conheça as técnicas de cobranças. Assim as chances de recuperação serão bem maiores, e você não terá outros problemas com a imagem da sua empresa.
- Utilize tecnologias para facilitar a cobrança
Utilize plataformas para que você realize suas cobranças de forma automática e inteligente. E também ferramentas para descobrir mais informações sobre seus clientes, como e-mail, redes sociais, telefones, endereço, renda e muito mais.
- Terceirize as cobranças
Terceirizar a cobrança é um bom caminho para conseguir recuperar o dinheiro atrasado dos seus clientes, já que esses escritórios de cobranças contam com ferramentas e equipes qualificadas para esse serviço.
Como vimos, diminuir a taxa de inadimplência não é uma tarefa fácil. Mas aplicando essas orientações, você conseguirá diminuir as dívidas dos clientes consideravelmente. Então, agora é só seguir essas dicas e acompanhar os resultados positivos!
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