Quais são as melhores técnicas para diminuir a inadimplência da sua empresa?

A inadimplência é um dos motivos para as empresas fecharem as portas. De acordo com o estudo Demográfico das Empresas, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 60% das empresas fecham as portas cinco anos após serem registradas.

Existem diversos motivos que levam a esse cenário. Entre eles são baixos lucros, alto endividamento, baixo nível de gestão empresarial, e claro, a inadimplência de clientes.

Uma a cada dez PMEs (Pequenas e Médias Empresas) declara ter taxa de inadimplência superior a 10%, mostra a pesquisa realizada pelo SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

A falta de pagamento não só atrapalha o dia a dia do seu negócio, como também, pode levá-lo a falência. Por isso, criamos este artigo para auxilia-lo a diminuir a inadimplência dos seus clientes.

Confira as dicas para aplicar em sua empresa:

  • Emita nota fiscal

Nunca se esqueça, ou deixe de emitir a nota fiscal, mesmo se o cliente solicitar outro tipo de acordo e peça que você não emita. A presença das notas fiscais é essencial para assegurar os recebimentos posteriores. Principalmente, se for necessário acionar uma ação judicial por conta da inadimplência.

Além de evitar o crime de sonegação fiscal e todas as complicações que isso pode trazer para a sua empresa.

  • Procure comunicar o seu cliente antes do vencimento

Quando estiver perto da data do vencimento é importante ir lembrando o cliente. Assim, ele não esquecerá da data correta de pagamento e também poderá organizar seu orçamento. Aproveite e utilize esses contatos também para aproximar o consumidor cada vez mais do seu negócio.

  • Tenha um bom relacionamento com o cliente

É preciso manter um bom relacionamento com o cliente. Além de aproxima-lo cada vez mais da sua empresa, também será muito mais fácil na recuperação da inadimplência, já que vocês terão uma comunicação clara e amigável.

  • Esteja aberto a negociações

É importante saber negociar com o cliente, e mostrar que sua empresa compreende a situação dele e está disposta a facilitar o pagamento para que ele consiga acertar o débito dentro de suas possibilidades.

  • Conte com profissionais qualificados

Para a abordagem ser mais eficiente e assertiva, é necessário que a equipe seja treinada e conheça as técnicas de cobranças. Assim as chances de recuperação serão bem maiores, e você não terá outros problemas com a imagem da sua empresa.

  • Utilize tecnologias para facilitar a cobrança

Utilize plataformas para que você realize suas cobranças de forma automática e inteligente. E também ferramentas para descobrir mais informações sobre seus clientes, como e-mail, redes sociais, telefones, endereço, renda e muito mais.

  • Terceirize as cobranças

Terceirizar a cobrança é um bom caminho para conseguir recuperar o dinheiro atrasado dos seus clientes, já que esses escritórios de cobranças contam com ferramentas e equipes qualificadas para esse serviço.

Como vimos, diminuir a taxa de inadimplência não é uma tarefa fácil. Mas aplicando essas orientações, você conseguirá diminuir as dívidas dos clientes consideravelmente. Então, agora é só seguir essas dicas e acompanhar os resultados positivos!

Precisa de ajuda para essas tarefas? A debitto será uma ótima solução! A plataforma foi desenvolvida com o objetivo de realizar as cobranças de médias e pequenas empresas, por meio de tecnologia avançada e uma equipe especializada. Contrate uma empresa que domine todos os métodos para recuperar o dinheiro dos seus títulos!

Para conhecer as soluções da debitto, acesse: www.debitto.com.br.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s