Descubra o que sua PME deve fazer para melhorar os resultados da cobrança de títulos atrasados sem afetar o desempenho da equipe no dia a dia
Você sabia que neste momento o Brasil tem cerca de 70 milhões de pessoas com dívidas atrasadas, segundo dados do Serasa Experian?
O número acima deixa claro porque um dos principais desafios da sua PME é justamente lidar com a inadimplência para equilibrar as contas.
É neste cenário que fazer a cobrança dos títulos atrasados não pode ser deixado de lado por quem administra uma operação.
Como cobrar de um jeito mais prático e eficiente?
Antes de pegar o telefone e sair ligando para todo mundo, você precisa saber que existem formas de fazer suas cobranças de um jeito mais prático, mais eficiente e muito menos desgastante. Quer ver como?
Para mostrar como melhorar sua estratégia, nós do Blog da debitto listamos 5 erros comuns que quase todo pequeno ou médio empreendedor já fez quando o assunto é cobrança de atrasados. Confira só:
#1. Eu mesmo faço a cobrança de títulos atrasados!
Você conhece o cliente e, por isso, é o mais indicado para passar a mão no telefone e ligar cobrando uma dívida, certo?
Errado. Nem sempre conhecer o consumidor pelo nome é a garantia de ser atendido. Pior ainda quando ele já sabe que existe uma pendência.
É melhor fazer a cobrança, mas também manter o relacionamento com o cliente. Por isso, a ideia é sempre pensar na cobrança como algo profissional, feita por alguém especializado.
#2. Na minha empresa, todo mundo cobra às dívidas!
É comum destacar uma pessoa (ou time) para cobrar os clientes inadimplentes. Mas será que esse colaborador está preparado para isso? Seria esta uma escolha econômica?
Ao retirar a força de trabalho de um departamento, você diminuir sua produção diária, o foco dos colaboradores, perdendo a produtividade.
Deixe cada um no seu quadrado quando o assunto é tão delicado como: quanto dinheiro que sua empresa pode reaver e como ela pode fazer esse resgate!
#3. Tiramos um pedaço do dia para fazer as cobranças
De nada adianta vender mais, se o seu negócio não recebe por isso, certo?
Por isso, recuperar o dinheiro dos pagamentos atrasados deve ser uma prioridade para sua gestão. E não apenas mais uma tarefa a ser realizada quando der tempo…
Lembre-se de que garantir essa quantia de volta impacta em sua conta geral e na possibilidade de expandir seu negócio com sucesso!
Faça as contas e leve a sério a cobrança, de uma forma eficiente, profissional e organizada.
#4. Cada cliente recebe uma forma de cobrança diferente…
Como falamos nos 3 itens anteriores, nem sempre quem fala com o cliente é um profissional especializado em cobrar.
Parece óbvio, mas isso muda completamente o resultado? Garantir um script coeso e adequado para fazer as cobranças é fundamental para:
- Agilizar seu processo;
- Aprimorar a aplicação das cobranças;
- Maximizar os resultados, garantindo a correta negociação.
#5. Cobrança só pelo telefone!
O mundo está cada vez mais conectado. E isso, acredite, também abre inúmeras oportunidades para que sua empresa use a tecnologia para fazer as cobranças de seus boletos e pagamentos atrasados.
A lógica é seguir seu cliente e oferecer canais de negociação e diálogo mais práticos. Pode ser que ele não possa falar, mas possa responder um SMS ou e-mail. Já pensou nisso?
E, então: agora que você não vai mais repetir esses erros na sua empresa, fique de olho e conheça mais dicas sobre processos de cobrança aqui no Blog da debitto!
Quer saber mais? Veja como a debitto funciona e descubra como recuperar seu dinheiro em poucos cliques!