A importância de uma cobrança especializada

Você já teve problemas com inadimplência na sua empresa? Então você sabe quanta frustração é criada quando um trabalho é feito ou um produto é vendido e você não recebe o que foi combinado. As razões para o cliente não pagar podem ser muitas – mas uma coisa é certa, você não deve deixar isso de lado, porém desprender seu tempo com esses problemas pode tirar sua atenção do que realmente importa, o seu negócio. Você deve focar nos clientes que pagam! Por isso deixar que uma empresa com experiência, tecnologia de ponta e pensada para atuar no seu tipo de negócio é a melhor solução para efetivamente conseguir ter seu dinheiro de volta.

“Mas vale o esforço?”

Esta é talvez a questão que mais ouvimos. Todo mundo alguma vez já ouviu falar de alguém que tentou terceirizar a cobrança e não obteve sucesso. E sim, é verdade que a terceirização não é uma solução que conseguirá recuperar 100% do seu dinheiro – sempre haverá devedores que por uma razão ou outra conseguem “sumir do mapa” e sempre haverá casos em que o devedor morreu ou foi à falência – este último, infelizmente, cada vez mais comum nos dias de hoje.

Mas dito isso, temos uma taxa de sucesso muito acima do mercado. Já conseguimos melhorar o recebimento de empresas em até 80%! Chegamos a negociar mais de 70% das faturas vencidas – O que significa que, neste caso, mais de 70% dos nossos casos foram resolvidos com sucesso, quer sob a forma de quitação ou através do parcelamento da dívida.

Uma coisa é certa, todas as partes, você como credor e aqueles que você escolhe para receber seu dinheiro, têm TODO interesse em resolver o seu problema – e o mais rápido possível. Por quê? Simples, em qualquer cenário, se eles não receberem seu dinheiro não ganharão nada por isso.

O que você pode fazer para a cobrança ser eficaz?

Você, como credor, tem uma grande influência se a cobrança é eficaz ou não. Muitas vezes vemos que os seguintes pontos, em muitos casos, podem representar até 50% de aumento nas suas taxas de recuperação:

1) Envie a cobrança rapidamente

Quanto mais rápido a cobrança iniciar maior serão as chances de receber o dinheiro.

Portanto, certifique-se de ter uma política firme para quando um devedor é enviado para cobrança. Nossa recomendação é que esse prazo não passe de 15 dias a partir da data de vencimento.

Lembrem-se que provavelmente o devedor não está com problemas só com você. Se você demorar outra empresa receberá primeiro.

2) Certifique-se de ter um cadastro completo.

Muitas vezes achamos que o credor tem informação boa e útil sobre seus devedores. Informações como nome completo (da empresa e dos sócios), endereço, números de telefone, CPF, CNPJ e descrição dos serviços prestados são essenciais. Se tiver um contrato com o devedor melhor ainda!

Recomendamos que você forneça o máximo de informações possível sobre o devedor. Não existe informação ruim. As vezes alguma informação que parece inútil pode ser a diferença entre fechar ou não um acordo.

3) Verifique se a fatura, contrato ou pedido está preenchida corretamente

Muitas vezes descobrimos que o credor não preencheu uma fatura corretamente. Por exemplo, se o CNPJ ou CPF estiver incorreto as chances de recuperar seu dinheiro se tornarão menores.

Outro exemplo clássico é quando o credor, além de não ter o CNPJ ou CPF de seus devedores coloca nomes incompletos ou errados como “João”, “Seu Luiz” ou “Açougue” – tornando impossível identificar quem é a pessoa ou empresa.

Além disso, muitas vezes o credor descreve de forma errada o produto ou o serviço vendido. Se você não conseguir relacionar a cobrança a um produto ou serviço as chances de recuperação também serão menores.

Se você não tem muita informação sobre os seus devedores temos sistemas avançados para encontrar, monitorar e continuamente atualizar suas informações e dados de contato.

Com esses passos simples suas cobranças se tornarão mais efetivas.

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